CONECTADAS

Curso online, livre e gratuito de tecnologia para meninas de 14 a 18 anos

Um iniciativa do Mercado Livre, em parceria com a {reprograma}

logo da empresa Mercado Livre
logo da iniciativa Reprograma

Conectadas é um programa do Mercado Livre, realizado em parceria com a {reprograma}, que visa contribuir para a redução da lacuna de gênero no setor de tecnologia ao aproximar jovens mulheres latino-americanas de habilidades tecnológicas e de impacto. Em seu primeiro ano, o programa já alcançou 1.200 mulheres entre 14 e 18 anos na Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru. Neste ano, somente no Brasil, 400 meninas poderão participar da iniciativa.

Como participar?

Qual o primeiro passo para participar?

O primeiro passo é se inscrever pelo formulário e aguardar a divulgação da seleção da primeira etapa para as oficinas. Depois de selecionada para a etapa de oficinas, você vai dar início ao seu aprendizado no universo das competências digitais. Será um dia de bastante inspiração para você sair com a certeza, mais do que nunca, de que mulheres na tecnologia fazem a diferença!

Da oficina para o curso

Serão várias oficinas no mês de Maio de 2022 e, a partir delas, selecionaremos 400 candidatas para participar do curso online. A participação na oficina é obrigatória e é neste momento que várias ideias surgirão sobre como a tecnologia pode ser sua aliada na resolução de problemas. Quer saber mais? Veja abaixo os conteúdos que vamos abordar ao longo dessa jornada:

Conteúdo da Oficina

A oficina terá duração de meio período (4 horas) e traz uma introdução à temática das competências digitais aliadas à resolução de problemas. Nesse dia, você aprenderá que faz parte da transformação que deseja ver no mundo. E para isso a gente vai conversar e aplicar muitos conceitos que envolvem temas desde a cultura e transformação digital, o espaço das mulheres na tecnologia, identificação de problemas locais e reais e como podemos co-criar futuros desejáveis através de soluções tecnológicas simples e acessíveis.

Cultura e Transformação Digital

+

Compreender a cultura e transformação digital enquanto um fenômeno que também se aplica à sua trajetória de vida, com casos reais de aplicação. A gente vai trocar muita ideia sobre a sua visão de mundo: o que mais te fascina na tecnologia? Quais tendências estão por vir nos games, música, cultura pop, dentre outros? E o que será que isso tudo tem a ver com resolução de problemas? Venha descobrir! 🔎

Resolução de Problemas

+

Depois de conversar muito sobre tecnologia vamos identificar um problema real e local e começar a investigar sobre como podemos ser agentes de transformação, co-criando futuros desejáveis e possíveis. Para isso, apresentaremos estudo de caso e, em equipe, você e suas colegas irão propor soluções imaginando aplicativos, jogos, enfim, qualquer ferramenta que idealize e envolva uma solução tecnológica. O céu não é o limite, venha inspirada! 🚀

Conheça um novo universo

Durante o curso, você aprenderá a desenvolver um pensamento digital, analisar dados, criar um projeto de impacto e criar uma estratégia de marketing e comunicação.

Conteúdo do curso

No Brasil, o Conectadas será uma imersão digital de 4 semanas com o total de 40 horas de duração, dividida em 16 encontros. O programa terá oito turmas no mês de Julho deste ano que acontecerão simultaneamente, sendo quatro no turno da manhã e quatro no turno da tarde.

Durante as semanas temáticas, serão abordados os conteúdos a seguir:

Semana 1:
Cultura e transformação digital

+

Em um mundo cada vez mais digital e sem fronteiras, percebe-se que a tecnologia não é somente mais uma ferramenta: ela precisa ser uma habilidade! Nesta semana vamos conversar sobre como desenvolver tal habilidade, aplicando-a na resolução de problemas reais e locais.

Semana 2:
Design centrado no usuário e análise de dados

+

Para co-criar futuros desejáveis a partir da tecnologia, a gente precisa dominar os dados. Nesta semana, você aprenderá que analisar o mundo ao seu redor e pensar em soluções para um público específico pode ser fascinante! Vamos, juntas, fazer os primeiros protótipos da nossa solução para o problema identificado na semana anterior.

Semana 3:
Desenvolvimento de projetos e negócios de impacto social digitais

+

Sabia que a solução que você co-criou, em grupo, pode se tornar um negócio? E mais do que um negócio comum: um de impacto e ainda por cima, social e digital? Nesta semana você vai conhecer todos estes termos e escolher o formato final da sua solução digital, modelando-a enquanto um negócio.

Semana 4:
Marketing digital

+

Depois de toda essa jornada incrível é hora de contar pro mundo quais soluções maravilhosas você desenvolveu! Para isso, é necessário dominar minimamente as estratégias de marketing digital. A gente finaliza este ciclo com chave de ouro, facilitando uma estratégia de divulgação da sua solução tecnológica. Um legado pra você e um presente pra gente, que te acompanhou ao longo destas 4 semanas!

Confira os links importantes abaixo:

Termos e Condições
Lista de selecionadas da 1ª etapa (atualizada no dia 16/05/2022)
Lista de selecionadas para o curso online (atualizada no dia 10/06/2022)

Para quem é o curso?

Jovens mulheres latino-americanas que tenham entre 14 e 18 anos.

Que possam dedicar meio período (4 horas) à oficina e tenham os dias e horários disponíveis para assistirem às aulas (que acontecem em tempo real). Além disso, é importante que a aluna tenha tempo ao longo da semana para realizar os exercícios semanais (dedicação total de cerca de 10 horas por semana, contando com as aulas).

Que querem usar a tecnologia para mudar suas vidas e criar um impacto positivo no mundo.

Próxima Turma {

04/04 - Abertura das inscrições

19/04 - Live de tira-dúvidas em nosso Instagram @reprogramabr

10/05 - Encerramento das inscrições

16 à 20/05 - Aviso das selecionadas para as oficinas de seleção (online)

21, 22, 28 e 29/05 - Período das oficinas de seleção (online pela plataforma Zoom)

06 à 10/06 - Aviso das selecionadas para o curso

29/06 - Aula inaugural das Turmas 1 a 4

30/06 - Aula inaugural das Turmas 5 a 8

01 à 23/07 - Curso Conectadas - Turmas 1 a 8

30/07 - Formatura

22/08 a 31/10 - Mentoria - Turmas 1 a 8

}

FAQ

Não, a oficina aborda os conteúdos introdutórios do curso (cultura digital e resolução de problemas) e tem apenas 4 horas de duração. Já o curso tem duração de 4 semanas (32 horas) e aborda mais conteúdos, como cultura digital, design centrado no usuário, projetos de impacto social e marketing.

As oficinas acontecerão nos dias 21, 22, 28 e 29 de maio de 2022 na Plataforma Zoom.

O curso acontecerá no período de 01 à 23 de julho de 2022.

Não, o conteúdo é o mesmo em todas as oficinas, então você só precisará participar uma vez.

Não, ao participar da oficina você se torna elegível ao curso. Ao final do processo de oficinas, selecionaremos 400 candidatas para fazerem parte do curso.

Não, ambos são totalmente gratuitos, assim como todas as etapas desde a inscrição à formatura. Nenhum valor, absolutamente em nenhum momento, será cobrado.

Não, todas as oficinas têm o mesmo conteúdo.

Completar as etapas do processo seletivo: preencher o formulário de inscrição e enviar um vídeo ou áudio de apresentação, de até 01 minuto.

Você receberá um e-mail automaticamente após o preenchimento e envio do formulário de inscrição.

Recomendamos que verifique sua caixa de spam e sua aba de promoções. Caso não encontre o e-mail por lá, escreva com seu nome e e-mail para conectadas@reprograma.com.br

Sim, por meio de aulas na plataforma Zoom.

Sim, para isso você precisa ter 100% de presença, ou seja, ter participado das 4 horas de oficina. Ao concluir todas as etapas, você ganha um certificado com o selo {reprograma} e Mercado Livre.

Deve! Este curso é para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em tecnologia. Ele é uma porta de entrada para você conhecer e saber que esse mundo incrível também é pra você!

Não, todos os nossos cursos e iniciativas são exclusivos para pessoas que se identificam com o gênero feminino.

Não, esse curso é direcionado para meninas com idade entre 14 e 18 anos. Se você tem 19 anos ou mais, pode aguardar o início de cada semestre quando abrimos inscrições para outros cursos destinados a essa faixa etária.

Não, é tudo online (processo seletivo, oficina,curso e evento internacional final).

- Youtube: para aulas inaugurais e formaturas.

- Zoom: para aulas, plantões de dúvidas e orientações educacionais.

- Telegram: para conversamos com a turma ao longo do curso.

- Google Sala de Aula: para você acessar qualquer material de apoio do curso.

Sim. Para participar do programa você precisará de um computador e/ou telefone celular com conexão à internet. Mas, caso não tenha, não deixe de se inscrever! Sinalize pra gente no formulário que encontraremos uma solução!

Nos esforçaremos para analisar cada caso e tentar te acolher no curso. Não deixe de se inscrever ou participar das oficinas por conta destas barreiras caso elas sejam sua realidade. Sinalize no formulário de inscrição se você tiver qualquer necessidade do tipo.

Sim, mas para isso você precisa ter no mínimo 75% de aproveitamento. Para isso, você precisará participar de pelo menos doze dos dezesseis encontros obrigatórios. Ao concluir todas as etapas, você ganhará um certificado com o selo {reprograma} + Mercado Livre. Legal, né?

Da parte objetiva, em todos os nossos cursos esperamos que a candidata preencha os pré-requisitos:

  • ter mais de 18 anos, ser residente no Brasil e ter o ensino médio completo* (*Critério não-obrigatório para mulheres trans e travestis);
  • completar as etapas obrigatórias do processo seletivo, incluindo prover as informações solicitadas no questionário, o envio do vídeo ou áudio de apresentação, participação na oficina e entrega do exercício;
  • disponibilidade para frequentar as aulas em sua totalidade;
  • e, em nossos processos seletivos, inscritas negras, trans, travestis e/ou em situação de vulnerabilidade econômica possuem preferência.

Da parte subjetiva, consideramos:

  • se dedicou-se nas respostas da inscrição;
  • se tem chances de abandonar o curso;
  • se tem internalizado conceitos de empatia e sororidade -- de forma prática:
  • ajudaria colegas, teria bom relacionamento, reconhece privilégios;
  • se é multiplicadora (compartilharia o aprendizado com mais mulheres);
  • se entende os desafios de ser mulher na área;
  • se tem interesse real em trabalhar com tecnologia;
  • se entende nossa missão e o que fazemos;
  • se teria condições de pagar por um curso similar.

Inscrição

1

Formulário de inscrição online

2

Vídeo ou áudio de apresentação obrigatório. O arquivo deve ser enviado até 48h (2 dias) depois da inscrição via formulário. Não se preocupe em fazer um vídeo profissional, só queremos conhecer você um pouco melhor. :) Lembre-se: que seu arquivo não pode passar de 1 minuto de duração.

3

Participar da oficina

Vamos lá!

O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição online, capriche nas respostas.